O governador Silval Barbosa autorizou a criação do Centro de Controle, Comunicação e Inteligência (C3i), da Unidade Regional de Inteligência e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em Sinop. A implantação deve contar com equipes de inteligência da polícia para combater e reduzir a criminalidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circula hoje.
De acordo com a publicação, outras 12 unidades também serão instaladas em Cuiabá, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Água Boa, Pontes e Lacerda, Vila Rica, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Diamantino.
Os C3i serão geridos de forma conjunta, por meio da instalação da câmara de gestão, que contará com um representante do Ciosp regional e um representante da Unidade Regional de Inteligência. O objetivo é centralizar, integrar e aperfeiçoar as atividades preventivas e de socorro à população.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, também está autorizado a criar e organizar os Núcleos Regionais de Inteligência, que serão compostos por policiais civis e militares. A Secretaria de Estado de Segurança Pública deverá desenvolver projetos e convênios em parceria com a União e municípios para a captação de recursos financeiros destinados a implantação dos C3i.