PUBLICIDADE

Centro conclui investigação fo acidente com avião que seguia para Alta Floresta

PUBLICIDADE

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório final do acidente envolvendo o avião Cessna Aircraft  210N, que partiu do aeródromo de Colíder com destino a uma fazenda, em Alta Floresta. No pouso, ele acabou saindo da pista e parando ao lado, com danos substanciais. Apenas o piloto estava à bordo e não se feriu. O caso foi em junho de 2013 mas o documento só foi publicado agora.

No relatório, consta que “segundo o piloto, todas as fases de voo anteriores ao pouso transcorreram normalmente. Entretanto, durante a corrida após o pouso na pista de SWEN (estância), o trem de pouso principal esquerdo recolheu, acarretando a saída da aeronave pela lateral esquerda da pista”.

Conforme o documento, o conjunto do trem de pouso principal da aeronave foi desmontado e analisado, em acompanhamemento de investigadores da comissão de investigação, “não sendo encontradas avarias ou discrepâncias que pudessem ter contribuído para o seu recolhimento”.

É destacado que “em função dos resultados obtidos nos exames realizados nos componentes do sistema do trem de pouso da aeronave, pode-se afirmar que não foram encontrados indícios de problemas mecânicos ou de material, que pudessem ter contribuído para o seu recolhimento inadvertido”.

Nesse sentido, consta ainda que “apesar de tais condições não terem sido confirmadas pelo piloto, a hipótese mais plausível para explicar o acidente é a de que aspectos operacionais, tais como: aproximação desestabilizada, pouso desalinhado, perda de controle no solo ou uso incorreto dos freios, tenham contribuído para a saída da aeronave da pista”.

A situação da aeronave e do piloto também era regular.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem 38 incêndios florestais neste domingo

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu...

Santa Carmem recebe mutirão da cidadania com serviços gratuitos

Moradores de Santa Carmem (40 km de Sinop) receberam,...

Novo centro

Foi inaugurado, há pouco, o novo prédio do Centro...
PUBLICIDADE