O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia, no mês que vem, o censo populacional e agropecuário. O censo será a partir de abril de 2007 em todas as cidades brasileiras com até 170 mil habitantes. Em todas foram formadas comissões, que serão responsáveis pela conferência e avaliação de todos os números colhidos pelo IBGE durante o censo, e evitar que os dados sejam questionados, como em anos anteriores.
Em Sinop, uma comissão foi criada no ano passado, formada por 20 pessoas, sendo representantes do poder público e de entidades. Ela será responsável pela conferência e avaliação de todos os números colhidos pelo IBGE durante o censo, e assim evitar que os dados sejam questionados, como em anos anteriores.
Prefeitos da região, entre eles de Sinop, Sorriso e Nova Mutum, alegaram que os municípios possuem mais habitantes do que o contabilizado pelo IBGE. Esses números podem refletir em prejuízo econômico, já que é baseado no total de habitantes que o Governo Federal destina os respectivos volumes de recursos para os setores de saúde, educação, assistência social, dentre outros.
Comissões também foram formadas em outras 26 cidades do Nortão. O censo será feito em todos os municípios com até 170 mil habitantes. Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, ficam de fora, devido ao número de habitantes ser superior ao patamar definido.