Pouco mais de 1,5 milhão de matogrossenses já responderam as perguntas dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) sobre o Censo 2010. A nova parcial foi divulgada hoje e o número corresponde a 50% da população existente no Estado. Conforme a publicação, os domicílios recenseados somam pouco mais de 439,5 mil.
No país, o censo aponta que 48% da população brasileira, cerca de 92,7 milhões de pessoas, já foram pesquisados. Foram pelo menos 36,4 milhões de domicílios visitados e, em 27,5 milhões destes houve entrevista com moradores. O levantamento aponta ainda que dos 5.565 municípios brasileiros, oito já tiveram toda a sua população recenseada: Fernando de Noronha (PE), Borá (SP), Oliveira de Fátima (TO), Santo Antônio do Rio Abaixo (MG) e os catarinenses Arvoredo, Entre Rios, Lajeado Grande e Pinheiro Preto.
As pesquisas começaram no início deste mês e, segundo o calendário trabalhado pelo IBGE, deve ser concluído até novembro. Os resultados oficiais estão previstos para serem divulgados em dezembro. As pesquisas são feitas por recenseadores equipados com computadores de mão (PDA), identificados com colete, crachá e com algum documento com foto, que fazem perguntas sobre habitação, posse de bens permanentes (eletrodomésticos, veículos), moradores (educação, saúde, trabalho e renda), além de outras informações.