Pouco mais de 60,7 mil moradores de Tangará da Serra foram pesquisados sobre o censo até a última semana, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número corresponde a 74% do total. Foram visitados pouco mais de 18,4 mil domicílios. Nesta semana, a coleta de dados começou a ser feita na zona rural. A coordenação aponta que é esperado queda no número de domicílios habitados na área em relação a 2007, quando havia cerca de 1,4 mil, devido ao contínuo êxodo rural, informa o Diário da Serra. A primeira região rural visitada foi Pé-de-Galinha (estrada Deciolândia).
No Estado, conforme Só Notícias informou, cerca de 1,5 milhão de matogrossenses já foram pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A nova parcial foi divulgada nesta semana e o número corresponde a 50% da população existente no Estado. As pesquisas começaram no início deste mês e, segundo o calendário trabalhado pelo IBGE, deve ser concluído até novembro. Os resultados oficiais estão previstos para serem divulgados em dezembro.
As pesquisas são feitas por recenseadores equipados com computadores de mão (PDA), que fazem perguntas sobre habitação, posse de bens permanentes (eletrodomésticos, veículos), moradores (educação, saúde, trabalho e renda), além de outras informações.