segunda-feira, 14/julho/2025
PUBLICIDADE

Cenipa suspende investigação sobre pouso forçado de avião em Sinop

PUBLICIDADE

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) suspendeu e arquivou a investigação do pouso forçado envolvendo o avião Neiva EMB-810D, em setembro de 2014, em uma área aberta, próximo a um condomínio fechado, nas proximidades da MT-222. Apenas o piloto estava à bordo e não sofreu ferimentos. É apontada que houve falha no motor em voo, mas não origem ou destino final. O documento foi divulgado somente agora.

Na decisão no relatório final, o Cenipa se baseou o Código Brasileiro de Aeronáutica, considerando que “a operação em desacordo com as legislações aeronáuticas em vigor pode implicar em níveis de segurança abaixo dos mínimos aceitáveis estabelecidos pelo Estado Brasileiro”.  É apontado que o piloto estavam com as habilitações necessárias vencidas desde janeiro de 1986, o avião não tinha certificado válido, as cadernetas de célula, hélice e motor não estavam disponíveis para consulta e para o levantamento das informações de manutenção; a decolagem foi realizada sem plano de voo e sem contato com os órgãos de controle”.

 O Cenipa destacou que se as investigações continuassem, “torna-se infrutífera qualquer tentativa de atuação, dentro da esfera de competência do SIPAER, visto que qualquer ação corretiva ou recomendação de segurança, advindas da análise dos fatores que contribuíram para a ocorrência, recaem sobre a estrita observância dos regulamentos ora estabelecidos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Sinop convoca mais 167 aprovados em concurso

A prefeitura de Sinop iniciou esta semana a convocação...

Mãe e filha que morreram em grave acidente são sepultadas em Juína

Os corpos de Valdinéia Luzia Custódio Paes, de 37...

Incêndio danifica residência em Mato Grosso

Uma residência de madeira teve sua edícula (área anexa)...

Identificado homem que morreu em acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Vanderson Moreira de Figueiredo, 34 anos, foi identificado como...
PUBLICIDADE