PUBLICIDADE

Cenipa suspende investigação sobre pouso forçado de avião em Sinop

PUBLICIDADE

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) suspendeu e arquivou a investigação do pouso forçado envolvendo o avião Neiva EMB-810D, em setembro de 2014, em uma área aberta, próximo a um condomínio fechado, nas proximidades da MT-222. Apenas o piloto estava à bordo e não sofreu ferimentos. É apontada que houve falha no motor em voo, mas não origem ou destino final. O documento foi divulgado somente agora.

Na decisão no relatório final, o Cenipa se baseou o Código Brasileiro de Aeronáutica, considerando que “a operação em desacordo com as legislações aeronáuticas em vigor pode implicar em níveis de segurança abaixo dos mínimos aceitáveis estabelecidos pelo Estado Brasileiro”.  É apontado que o piloto estavam com as habilitações necessárias vencidas desde janeiro de 1986, o avião não tinha certificado válido, as cadernetas de célula, hélice e motor não estavam disponíveis para consulta e para o levantamento das informações de manutenção; a decolagem foi realizada sem plano de voo e sem contato com os órgãos de controle”.

 O Cenipa destacou que se as investigações continuassem, “torna-se infrutífera qualquer tentativa de atuação, dentro da esfera de competência do SIPAER, visto que qualquer ação corretiva ou recomendação de segurança, advindas da análise dos fatores que contribuíram para a ocorrência, recaem sobre a estrita observância dos regulamentos ora estabelecidos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Município do Nortão é o único do país em situação de seca extrema

Enquanto o cenário de seca apresenta uma redução geral...

Justiça manda a júri acusado de matar sinopense carbonizado no Nortão

A Justiça determinou a submissão a júri popular do...

Secretaria entregará este mês de 2 mil livros para detentos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação informou que vai entregar...

Bombeiros resgatam 12 pessoas atacadas por enxame de abelhas em Mato Grosso

Militares do Corpo de Bombeiros socorreram 12 pessoas atacadas...
PUBLICIDADE