O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou relatório do acidente envolvendo um avião AB-115, no aeródromo de Santo Antônio de Leverger, em dezembro do ano passado, que acabou saindo da pista e atingiu árvores. No histórico do voo é apontado que durante o pouso, ele “perdeu a reta para esquerda”. Dois tripulantes que estavam a bordo não se feriram. Eles fariam voo de instrução e haviam saído de Cuiabá.
No documento, consta que o peso dos pilotos (instrutor – 80kg e aluno – 82kg), somados ao peso do combustível (110 litros – 79,2kg, considerando a densidade de 0,72) e ao peso básico da aeronave (aeronave + combustível não utilizável + óleo – 548kg) resultaram num total de 789,2kg. “Este valor excedia em 19,2kg o Peso Máximo de Decolagem (PMD) da aeronave”.
É destacado ainda que o comando para direita produziu um movimento de rolagem que elevou a asa esquerda, ocasionando o deslocamento da aeronave no solo, apoiada apenas pela roda do trem direito. É possível verificar uma única marca deixada no solo pelo atrito do pneu direito. “Outra evidência de que a aeronave saiu da pista e deslocou-se com inclinação de asa para direita foi a marca deixada pelo impacto da asa esquerda contra uma árvore”.
O Cenipa esclareceu que objetivo das investigações é a prevenção de futuros acidentes aeronáuticos.