quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Cenipa conclui causa de acidente em que avião atingiu poste em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tornou público apenas agora o relatório final sobre o acidente envolvendo o avião Neiva EMB-202, em abril de 2008, em uma fazenda, em Lucas do Rio Verde. Ele acabou colidindo em um poste de energia, pouco depois de decolar para fazer a pulverização de inseticida e acabou caindo. O piloto sofre lesões leves.

No documento, costa que o piloto decidiu mudar o enquadramento para o tiro, pois percebeu que se cumprisse o perfil pré-planejado passaria sobre um estábulo, o que em ocasiões anteriores, havia causado pânico aos animais, com fuga e dispersão. “Ao tomar essa decisão repentina, o piloto não considerou adequadamente outros aspectos relevantes, tais como a altura mínima de segurança a ser mantida para livrar os outros obstáculos nas proximidades. No enquadramento do novo eixo, a aeronave aproximou-se de postes de alta tensão que ficavam a cerca de 100 metros da plantação de milho que receberia a carga de inseticida”, é apontado.

É destacado que “a queda da aeronave decorreu da colisão contra um poste de energia elétrica. O impacto ocasionou a perda de controle da aeronave, resultando, em seguida, na colisão desta contra o terreno. Segundo o piloto, momentos antes do impacto contra o poste, a aeronave sofreu uma perda significativa e abrupta de altura e, mesmo após a tentativa de corrigir a descida não foi possível evitar a colisão”.

No entanto, também não se pode descartar a possibilidade de que tenha havido a ação de correntes descendentes, comuns em áreas muito quentes quando se faz a transição entre diferentes tipos de terrenos. “A ação de uma corrente descendente, aliada ao peso da aeronave carregada e à alta temperatura na região, podem ter tornado ineficazes as ações do piloto para evitar a perda de altura e a colisão”.

A aeronave estava dentro dos limites de peso e balanceamento previstos pelo fabricante, portanto, foi considerado que esse  fator não influiu no desfecho do acidente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE