O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) classificou preliminarmente no sistema de ocorrências como causa indeterminada do acidente envolvendo o monomotor, prefixo PP-ZWA, que caiu e pegou fogo, em uma fazenda, às margens MT-243, a 10 quilômetros de Querência (959 km de Cuiabá), no dia 11 do mês passado.
Segundo consta no relatório do órgão, aeronave decolou da área de pouso para uso aeroagrícola da fazenda para um voo local, por volta das 20h30 duas pessoas. Após 30 minutos de voo a aeronave colidiu contra o solo, em uma plantação de soja. Houve fogo e aeronave ficou destruída.
O piloto Júlio Cezar Sganzerla, de 34 anos, e passageiro Rodrigo de Paula Schneider, de 30 anos, morrem carbonizados. Os corpos de Júlio foram trasladados para Nova Aurora e, o de Rodrigo, para Toledo, no Paraná.
A Agência Nacional de Aviação Civil também confirmou, anteriormente, ao Só Notícias, que o monomotor estava com o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado (não tinha permissão para voar). Além disso, a matrícula consta como inválida no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
As investigações da ocorrência ainda estão em andamento pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), órgão regional do Cenipa.