PUBLICIDADE

Cemat estima redução de 5% na demanda de energia com horário de verão em MT‏

PUBLICIDADE

O horário de verão 2014/2015 trará redução de 5% na demanda de potência no horário de ponta em Mato Grosso, de acordo com a previsão da Cemat. Esse índice é superior aos valores registrados nos últimos três anos, que ficaram na casa dos 4%.

Os relógios devem ser adiantados em uma hora à zero hora do próximo domingo (19), quando terá início a 44ª edição do horário de verão no Brasil. Este ano o horário especial terá uma semana a mais de duração que a última edição, totalizando 126 dias até o dia 22 de fevereiro de 2015. A prorrogação ocorre para evitar que o fim do horário coincida com o período do Carnaval.

Paralelamente à redução da demanda, a Cemat estima que o consumo de energia durante os próximos meses será de 0,9% em Mato Grosso, no Sistema Interligado Nacional (SIN). “Esse percentual equivale a uma economia de 28.406,91 MWh, que é suficiente para abastecer o município de Chapada dos Guimarães por doze meses”, conta o gerente de Operação da Cemat, Sidney Tavares.

O horário de verão foi criado com o objetivo de reduzir a demanda de energia elétrica no “horário de ponta” (18 às 21 horas), período do dia em que o consumo é mais intenso. O ajuste nos ponteiros dos relógios permite que os dias se tornem mais longos, com mais tempo de iluminação solar.

O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico – decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia – e a redução de geração térmica. A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem morre em violenta colisão de moto com poste em Mato Grosso

Luiz Eduardo Felizati Silva Santos, de 19 anos, morreu...

Apostador em Mato Grosso ganha prêmio na Quina

A aposta de Tangará da Serra (253 km de...

Mulher é socorrida em estado gravíssimo após acidente entre motos em Sinop

O acidente entre duas motocicletas foi registrado, há pouco,...

Homem de 86 anos morre após colisão entre carro e moto em Mato Grosso

Alfredo Santos de Souza, de 86 anos, morreu após...
PUBLICIDADE