PUBLICIDADE

Cavalos apreendidos pela Justiça reforçam policiamento em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar (RPMon) ganhou reforço com mais cinco cavalos. Os animais foram doados à Segurança Pública do Estado pelo Poder Judiciário, juntamente com um trator e um quadriciclo, que também vão auxiliar na manutenção do Regimento.

Tanto os animais quanto os equipamentos estavam em uma fazenda, próxima a Cáceres, e foram adquiridos com dinheiro oriundo do tráfico internacional de drogas na região Oeste de Mato Grosso. Os cavalos, que estão sendo treinados há quase seis meses, reforçam o quadro de 27 animais que atuam no Regimento de Policiamento Montado em ações de policiamento ostensivo e de choque no apoio às forças de Segurança Pública no Estado.

Foram doados um potro e quatro cavalos adultos das raças quarto de milha e manga-larga, que estão entre as raças mais caras do mercado. “O Regimento estava há três anos sem novos animais. A chegada desses cavalos vai fortalecer o nosso trabalho”, afirmou o comandante do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, major Hender Ulisses da Silva.

O comandante destacou ainda que os cavalos doados preenchem os requisitos para atuarem no policiamento montado, pois têm altura, força e são dóceis. Eles passam por treinamento para se adaptarem à rotina do policiamento montado.

A fase de adaptação envolve desde a alimentação até o adestramento. Em relação à saúde, os animais recebem cuidado especial. Segundo a veterinária Manuela de Arruda e Silva, os cavalos receberam vermífugos e vacinas. “Após a prisão do dono da fazenda, os animais ficaram abandonados na propriedade. Em razão disso, eles chegaram ao Regimento com carrapatos, feridas e fungos. Já foram tratados e hoje estão bem”, explicou a veterinária.

O Regimento Montado da Polícia Militar recebeu também um novo caminhão para transporte de equinos, adquirido pelo Estado. O veículo permitirá o deslocamento mais rápido da tropa. O caminhão tem capacidade para transportar 12 cavalos e 12 cavaleiros, além do motorista e dois auxiliares.

O espaço onde os animais são transportados é equipado com duas câmeras, que permitem o monitoramento dos animais durante os deslocamentos. Além disso, o espaço é climatizado, o que garante a saúde dos cavalos.

O regimento já conta com um caminhão de transporte com capacidade de oito cavalos. “Com o novo veículo conseguimos chegar a qualquer lugar do estado com 20 conjuntos, que é o cavalo e o cavaleiro, para atuação”, destacou o major.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre Preta Gil, aos 50 anos, vítima de câncer

Preta Gil, cantora, atriz, apresentadora e empresária, morreu neste...

Artesanatos produzidos em MT são expostos em maior feira da América Latina

Com uma diversidade de técnicas, materiais e identidades culturais,...

Bombeiros localizam corpos de dois homens e uma criança que se afogaram em rio no MT

Militares dos bombeiros encontraram, ontem, os corpos de Lucas...

Piloto de motocross que sofreu queda morre após uma semana internado em Sorriso

O piloto Welliton Dias da Silva, conhecido como 'Branco'...
PUBLICIDADE