PUBLICIDADE

Casos de incêndio tem redução de 44% na BR-163

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Levantamento feito pela concessionária que administra a BR-163 apontou que de 15 de julho a 15 de outubro do ano passado, foram registradas 151 ocorrências de queimadas no trecho sob concessão. No mesmo período do ano anterior, foram 268 casos, o que representa uma redução de 44% nas ocorrências. Nesta semana, a empresa vai iniciar um plano de prevenção em preparação à época mais seca do ano em Mato Grosso. Para elaborar a ação, foram mapeados os locais mais sensíveis dos 850,9 quilômetros sob concessão, onde será  reforçada a limpeza, criação de aceiros, orientação dos motoristas, reposicionamento dos caminhões-pipa, entre outras medidas.

Segundo a empresa, com relação à vegetação, as equipes de conservação vão concentrar esforços prioritariamente na formação de aceiros, reforço na roçada e limpeza às margens do trecho entre o km 220 da BR-364, em Rondonópolis, km 350 da BR-364, em Santo Antônio de Leverger, km 511 ao km 514 da rodovia dos Imigrantes (BR-070), entre Cuiabá e Várzea Grande, km 435 ao km 456 da BR-364, em Várzea Grande, km 546 ao km 838 da BR-163, entre Diamantino e Sinop.

A concessionária dispõe de cinco caminhões pipa e todos os veículos de inspeção contam com abafadores e equipamentos que dão condições aos funcionários de combater pequenas chamas, em estágio inicial, evitando que alastrem o fogo. “O plano especial é preventivo e visa diminuir a incidência do fogo e o alastramento das chamas, caso ocorra alguma queimada na BR-163.  Porém, é fundamental entender que os funcionários não estão habilitados para controle de incêndios. Esse papel é do Corpo de Bombeiros. Nós prestamos suporte e apoio para a instituição”, ressaltou o gerente de operações da concessionária, Wilson Ferreira.

Oficialmente, o período proibitivo de queimadas ocorre entre 15 de julho e 15 de setembro. Em 2015 a prorrogação ocorreu até 15 de outubro e no ano seguinte até 30 de setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE