PUBLICIDADE

Caso envolvendo antigo Colonial pode ter conciliação em Sinop e ser recuperado

PUBLICIDADE

A justiça definiu para 30 de junho a audiência de tentativa de conciliação entre o Ministério Público Estadual, a prefeitura e outras duas empresas, envolvendo a estrutura do antigo restaurante O Colonial, no cruzamento entre as avenidas dos Jacarandás e Embaúbas. As partes se manifestam somente no encontro, que pode definir a restauração e demais obras necessárias ao prédio, cuja parte cedeu em novembro de 2013. A possibilidade de ato criminoso é investigada.

No ano passado, a justiça local havia interditado O Colonial e dado 30 dias para que a prefeitura e as duas empresas, que ainda recorrem, fizessem a  catalogação dos dados arquitetônicos, em caso de efetivo perecimento, para promover-se sua reconstrução e o início de restauração das estruturas – até então danificadas. Mas o  Tribunal de Justiça acatou recurso da prefeitura, em que argumentou não ser de responsabilidade da gestão tal ação mas sim, do proprietário, derrubando a decisão.

Uma das empresas envolvidas explicou que não é dona do empreendimento mas disputa na justiça para obter a posse, como parte de pagamento referente à venda de ações em 1999, pela outra, que não se pronunciou ainda.

Na ação, o MPE argumentou o prédio tem valor histórico e cultural porque foi construído na década de 1980 com vocação para ser um centro de eventos e solenidades públicas e privadas, inclusive em cujo terreno – sobre o qual foi erguido – foi comemorada a fundação de Sinop em 14 de setembro 1974. Destacou que sua construção no estilo rústico ‘colonial’ do Sul do Brasil, passou a receber ainda autoridades e pessoas ilustres em diversas solenidades, a exemplo dos governadores José Fragelli e Júlio Campos, o ministro do interior Maurício Rangel Reis e o presidente da República João Baptista de Oliveira Figueiredo”, de maneira que “há nos autos provas do valor histórico do prédio, bem como provas de seu efetivo abandono pela proprietária e por sua possuidora".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE