PUBLICIDADE

Casa do Artesão tem horário ampliado em praça de Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Suelenn Barbosa)

A Casa do Artesão de Sinop, localizada na Praça da Bíblia, está com o horário ampliado neste fim de ano. A unidade reúne o trabalho de dezenas de artesãos que transformam matérias-primas regionais em peças que contam a história, os costumes e a identidade da cidade. O local oferece ao público uma grande diversidade de produtos, que vão desde esculturas em madeira, crochê, bordados e pinturas até peças produzidas com sementes de árvores nativas, cipós, fibras naturais, raízes, escamas de peixes e palha de milho. Além disso, a Casa do Artesão reúne esculturas em madeira e souvenirs com imagens de araras, capivaras, peixes e onças.

À frente da associação, a presidente Salete Carrer explicou a importância da Casa do Artesão e o papel do espaço para os artesãos e para o município. “É uma associação que hoje conta com 44 artesãos, todos de Sinop. Ser daqui é um dos pré-requisitos da casa. Temos produtos regionais, produtos de manualidade e artesanato de raiz. A Casa do Artesão já está aqui há 34 anos, tem uma história e leva o nome de Sinop para o mundo inteiro. Somos muito gratos por esse espaço cedido pelo município e pela gestão pública, porque isso valoriza o nosso trabalho e fortalece o artesanato local”, detalhou.

A presidente também ressaltou a organização e funcionamento ampliado para atender visitantes e turistas, especialmente em períodos de maior movimento. “Neste mês de dezembro, funcionamos das 8h às 22h para atender melhor quem quer conhecer o nosso trabalho. Uma curadora já apontou que a Casa do Artesão de Sinop está entre as melhores de Mato Grosso, pela diversidade e pela qualidade do artesanato. Isso é um orgulho para nós”, afirmou.

“A Casa do Artesão é como se fosse uma farmácia. É curativa. Quem faz artesanato e manualidade tem a saúde mental muito afinada, porque trabalha a coordenação motora e a mente. A pessoa se dedica ao artesanato e não fica focada apenas nas dificuldades. Para nós, artesãos, é fundamental ter um espaço bonito, bem localizado e organizado, para levar Sinop e o nosso trabalho, feito com dedicação, carinho e responsabilidade, para os visitantes e turistas. Hoje, de 70 a 80% das vendas são para turistas”, afirmou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE