Geral

Cartório de Sinop atende neste sábado para emissão de registros tardios

Com o tema “Sem ele você não existe” o Governo do Estado em parceria com as prefeituras e cartórios de todo o estado farão sábado registros de nascimento para crianças e adultos que ainda não têm o documento. O Cartório do 2º Ofício de Sinop estará atendendo das 08 às 11:00 e das 13 às 17:00 h.

De acordo com a secretária de Assistência Social Trabalho e Habitação Renata Pauli Leitão o Registro de Nascimento é uma porta aberta para a cidadania. “O registro é de extrema importância já que sem ele não se pode fazer nenhum outro tipo de documento além de não poder matricular-se em escolas ou qualquer outro tipo de curso, além de gerar uma série de outros problemas” afirmou a secretária em entrevista coletiva.

Um levantamento feito pela Secretaria de Assistência Social aponta que existe um número significativo de adultos sem o registro. “A nossa preocupação é realmente com as pessoas maiores de 12 anos que ainda não possuem o registro” disse Renata.

O registro para crianças poderá ser efetuado através de uma declaração de nascido vivo emitida pelo hospital e documentos dos pais. Para os maiores de 12 anos, é necessário um documento como carteira de vacinação ou certificado de batismo além de 2 testemunhas.

O cartório do 2º ofício estará atendendo no próximo sábado também a população de cidades vizinhas. Todo o trabalho prestado pelo cartório na emissão de registros tardios é totalmente gratuito.