Para mobilizar comunidades rurais e núcleo urbano para participar do projeto de zoneamento municipal, de maneira simples e divertida, nada melhor que uma história em quadrinhos. Foi com essa idéia que coordenação do projeto de Zoneamento Ecológico Econômico Participativo de Nova Bandeirantes, organizou a Cartilha do ZEEP, um gibi que explica o que é zoneamento e desenvolvimento sustentável e descreve como o projeto vai se desenvolver no município.
Em 16 páginas, o personagem Seu Firmino explica o projeto para seu vizinho de sítio, troca informações com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e leva o assunto para dentro de casa, disseminando as informações necessárias para que a população de Nova Bandeirantes participe do processo de planejamento do seu município para os próximos 10 anos. O texto foi escrito pela editora Sônia Maria, do jornal local A Voz de Bandeirantes, e pela jornalista Gisele Neuls, do Instituto Centro de Vida (ICV) – uma das organizações parceiras do projeto. A arte foi Valdeci Viana, desenhista da região.
O projeto de Zoneamento Ecológico Econômico Participativo de Nova Bandeirantes, financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), tem por objetivo realizar estudos técnicos e diagnósticos com a comunidade para embasar o ordenamento territorial e as políticas de desenvolvimento sustentável do município. Além do ICV, o projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e União das Faculdades de Alta Floresta (Uniflor).
Nova Bandeirantes, fica no extremo oeste do território Portal da Amazônia, na bacia do rio Juruena. O município possui 8 mil habitantes e sua economia está baseada na cultura do café, pecuária e extração madeireira. A versão em para download da cartilha está disponível no Portal Estação Vida.