sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Carreiras de intérprete e tradutor de libras e revisor de braile são discutidas em MT

PUBLICIDADE

A criação das carreiras de Intérprete e Tradutor de Libras e Revisor de Braille na rede estadual de educação foi tema de palestra, na última sexta-feira, na Arena Pantanal, durante a programação da 2ª Semana da Pessoa com Deficiência e “VIII Encontro Mato-grossense de Surdos – A reflexão do ser surdo e uma sociedade inclusiva”. O assunto, antiga reivindicação das pessoas com deficiência, começou a ser debatido no ano passado, na primeira edição do evento.

A apresentação girou em torno da modificação da Lei Complementar (LC) 50/98, sobre o ensino de Libras nas escolas estaduais. O palestrante, professor Jaison Leite, da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), explicou que no ano passado foi determinado pelo governador Pedro Taques a elaboração de instrumentos legais que regulamentassem as duas carreiras.

Sendo assim, apontou o professor, a Secretaria Adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Casa Civil e Seduc, por meio da Coordenadoria de Educação Especial e da Superintendência de Diversidades, assumiram a responsabilidade de contribuir na elaboração das minutas. “Desenvolvemos um plano de trabalho, promovemos reuniões e ouvimos o maior número possível de pessoas que pudessem opinar sobre os assuntos em pauta. Realizamos diversos seminários com o objetivo de apresentar as propostas das minutas e recebemos contribuições dos participantes para melhorá-las”, afirma Jaison, frisando que foram realizados seminários em Cuiabá, Sorriso, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Sinop, Alta Floresta, Confresa, Água Boa, Barra do Garças, Campo Verde e Juína.

Com as sugestões e contribuições os textos das minutas foram, gradativamente, sendo melhorados. “Além desses seminários, submetemos as minutas às opiniões dos conselheiros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) e do Conselho Estadual de Educação (CEE), em duas reuniões ocorridas nas sedes dessas instituições no mês de agosto deste ano”.

De acordo com Jaison, o documento final contempla da melhor forma possível a demanda da comunidade e deve ser encaminhado nos próximos dias para o governador Pedro Taques.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE