O bloqueio de cargas deve ser intensificado a partir desta quarta-feira, na BR-163, no Nortão, pelo movimento dos agricultores, contra a atual política agrícola do Governo Federal. Em Sinop, além de cargas de grãos e insumos agrícolas, os manifestantes não pretendem deixar passar carretas e caminhões com cargas de carnes. A retenção de cargas de madeira ainda está sendo estudada. Em outros municípios só serão liberados automóveis, ônibus e ambulâncias.
Amanhã, representantes do movimento de todo o país, se reunirão com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para apresentar as reivindicações do setor e cobrar soluções. Mas muitos não estão animados. “Nós não vamos parar enquanto não cumprirem as reais necessidades do setor”, disse, hoje de manhã, um dos organizadores.
No dia 16, governadores de vários Estados também se reunirão com o presidente Lula, para cobrar soluções imediatas para o setor. Neste mesmo dia, agricultores de todo o país se reunirão em Brasília, no segundo Tratoraço, para pressionar o governo. Milhares de produtores estão endividados e não conseguem pagar os custos de produção, com os atuais preços da soja, arroz e milho.
Hoje continuam sendo realizados bloqueios na BR-163. Caminhoneiros, que estão apoiando o movimento dos agricultores, estão fazendo bloqueio geral em Sorriso e Lucas do Rio Verde.
Leia também
Protestos continuam e BR-163 está tendo bloqueio geral no Nortão
Prefeitos do Nortão se reunem com ministro da Agricultura amanhã
Bloqueio faz beneficiadoras de arroz de Sinop pararem produção
Postos de combustíveis podem ficar sem combustível com bloqueio na BR-163
Protesto de agricultores entra na 3ªsemana no Nortão e bloqueios continuam