sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Cardeal diz que nacionalidade não é revelante para a escolha do papa

PUBLICIDADE

O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, disse nesta quarta-feira (13) que o país de origem não deverá ser relevante na escolha do próximo papa. Em entrevista à imprensa, ele se esquivou de questões sobre rumores de que seu nome seria considerado para o posto.

"Acho que seria muita pretensão um cardeal dizer "eu estou preparado". É muito mais um julgamento dos outros do que o próprio. Ao longo da vida, a gente vai dando conta do recado que nos é confiado", disse ao ser questionado sobre a expectativa de que um latino-americano possa ser escolhido.

O papa Bento XVI, que tem 85 anos, anunciou na última segunda-feira que deixará o papado no fim de fevereiro. A Igreja Católica afirmou que ele não sofre de nenhuma doença grave, mas especula-se que sua condição de saúde seja o motivo da renúncia. Oficialmente, o Vaticano afirmou que a vitalidade do sumo pontífice "estava diminuindo com o avanço da idade".

O arcebispo, que chegou à Roma no dia do anúncio, afirmou ter recebido a notícia pelo rádio, enquanto desfazia a mala. Ele disse que "fez a ligação" entre a decisão de Bento XVI e sua condição de saúde. "Suas forças estavam visivelmente diminuindo", afirmou. O cardeal brasileiro disse ainda que a atitude do Papa demonstrou "menos preocupação com cargos e mais com o bem da Igreja.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE