O Corpo de Bombeiros realizou o resgaste de uma capivara adulta (Hydrochoerus hydrochaeris), esta manhã, após adentrar o pátio de uma oficina mecânica na avenida Pioneiro José Nelson Coutinho, na região central de Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). De acordo com os militares, o mamífero se encontrava assustado e escondendo-se em meio a restos de sucata.
No entanto, não apresenta ferimentos visíveis ou sinais de enfermidades e, seguindo os protocolos de segurança e bem-estar animal, os bombeiros realizaram seu manejo com o auxílio de um cambão. Na sequência, a transportaram até uma área de mata ciliar fora dos limites urbanos e prosseguiram com a soltura adequada.
Segundo dados do Jardim Zoológico de Brasília (DF), a capivara é considerada o maior roedor do mundo, podendo medir até 60 cm e pesar mais de 100 kg. Distribuída por todo o território nacional, ela vive em manguezais, savanas, lagos, rios e pântanos, ou seja, corpos de água permanentes, tais como áreas alagáveis.
O meio aquático, que é o ambiente no qual passam a maior porcentagem de sua vida, serve de esconderijo e proteção contra os predadores naturais, além de ser utilizado para a reprodução, alimentação e manutenção de sua temperatura corporal. Esses animais possuem pequenas membranas entre os dedos para dar mais eficiência ao nado.
Ainda de acordo com a organização, devido à sua capacidade de ocupar ambientes próximos às pessoas, a espécie pode se envolver em conflitos com as atividades humanas, tendo como exemplo casos de grupos numerosos que se alimentam de plantações, causando prejuízos a produtores rurais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


