PUBLICIDADE

Morre cão que foi resgatado enterrado vivo em Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: reprodução e Erlan Aquino)

A prefeitura de Cuiabá confirmou que o cão de nome Vivente não resistiu a duas paradas cardíacas e veio a óbito nesta quinta-feira, cinco dias após ser resgatado de uma cova onde foi enterrado com vida. Sem raça definida, mas com características da mistura de pitbull com vira-lata, o animal, de aproximadamente seis anos, é mais uma vítima de maus-tratos e abandono.

“Agora, a história de Vivente ganha as páginas dos noticiários e tende a deixar seu legado na luta em defesa da causa animal, para que outros animais não tenham o mesmo destino. Havia planos para ele: seria castrado, vacinado, vermifugado e tinha uma casa o esperando para morar. Ou seja, mesmo com o quadro clínico delicado, existia esperança”, destacou em nota a prefeitura.

A principal suspeita para a causa do óbito é infecção generalizada, resultado de um processo infeccioso crônico instalado muito antes do resgate, informou as equipes. “Quando o organismo chega a esse nível de comprometimento, a descompensação é rápida e devastadora: rins deixam de funcionar adequadamente, o coração perde força e o sistema imunológico já não consegue reagir. O corpo passa a travar uma guerra interna que, muitas vezes, não é possível vencer”, pontuou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens.

Somado a isso, Morgana, que também é médica veterinária, explica que o estresse extremo e o trauma de ter sido enterrado vivo provocam um impacto profundo em um animal já debilitado, acelerando o colapso do organismo. “O maior ataque à vida do Vivente veio de um ser humano, mas, no fim, foi o próprio corpo, exausto de sofrer, que não conseguiu mais lutar”,disse ela.

Vivente faleceu dentro de um ambiente hospitalar, acolhido, assistido e com dignidade, informou a prefeitura. “O que o matou não foi a ausência de cuidado após o resgate, mas o acúmulo de maus-tratos ao longo da vida”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Macaco-prego que ficou agarrado à mãe que morreu atropelada é resgatado no Nortão

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) encaminhou para...

Empresas excluídas do Simples Nacional têm até o próximo dia 31 para solicitar retorno ao regime

As micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais...

Sinop: UFMT abre 11 vagas remanescentes para mestrado

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade...

Abertas inscrições para concurso que irá eleger o prato típico de Sorriso

As inscrições para eleger o prato típico de Sorriso...
PUBLICIDADE