O cantor e compositor Milton Nascimento publicou um vídeo, esta manhã, manifestando apoio à queixa registrada pela cantora Franciele Fernanda da Silva Cruz, 14 anos. Ela denunciou na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) um homem que a atacou com comentários racistas em redes sociais após sua apresentação na segunda temporada do reality show musical The Voice Kids, no último domingo.
Segundo Nascimento, o comentário do internauta foi intolerante e lamentou a existência do racismo. “É com imensa tristeza que hoje temos que divulgar esse vídeo falando de racismo. Na última segunda-feira, postamos aqui um texto em apoio a menina Franciele Fernanda. E, numa onda extremamente intolerante, um internauta chamou a garota de "neguinha" e disse que ela não cantava "p… nenhuma". Por isso, contamos com o apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para que esse indivíduo cumpra sua pena merecida. Pois só assim poderemos dar prosseguimento na luta para que atitudes como essa não fiquem impunes e, principalmente, para que elas jamais voltem a se repetir”, disse em sua página oficial no Facebook.
O veterano artista havia enaltecido o desempenho da mato-grossense no palco do programa. “Menina você emocionou a todos nós. Querida Ivete Sangalo, nossa irmã de música, cuide bem dessa pérola. É uma joia rara brasileira. Estamos na torcida”, diz trecho do elogio de Nascimento.
No entanto, o agressor não gostou do comentário e criticou Franciele e Nascimento. “Irmã de música? Que música? Esta neguinha não canta p… nenhuma! O nível do brasileiro, seja qual for a área, tornou-se abaixo da crítica” (sic), escreveu o suspeito. O caso passará ser investigado.
Franciele é de Araputanga (354 quilômetros de Cuiabá) e foi a primeira a se apresentar no programa, que foi ao ar, no último domingo, pela Rede Globo. Ela mora, atualmente, no bairro do Vidigal, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro (RJ).