A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos entrega, na segunda-feira (14), às 9h, o Canil e a Sala de Costura na Penitenciária Central do Estado. A construção contou com a mão de obra dos próprios reeducandos e supervisão do diretor da penitenciária, Roberval Barros. O material foi disponibilizados pela pasta.
O Canil servirá para abrigar e treinar cães penitenciários que serão utilizados no auxílio das atividades de vigilância preventiva das dependências internas e externas das unidades penais de Mato Grosso. A unidade terá cinco boxes individuais, respeitando os padrões de higiene para evitar a infestação de parasitas e facilitar a limpeza do local. O local tem ainda uma área de treinamento, banheiros, almoxarifado, além de uma Enfermaria que receberá o apoio de médicos veterinários da Polícia Militar. Os animais irão reforçar o procedimento de revista, contra as tentativas de fuga e nos movimentos de subversão à ordem e à disciplina, como motins e rebeliões.
Na Sala de Costura da unidade serão produzidas calças e camisetas da cor laranja que serão confeccionadas por detentos aptos para esse trabalho. A padronização do uniforme, além de promover a igualdade entre os internos, vai auxiliar as ações de vigilância e proporcionar um ambiente mais salubre às celas sem o acúmulo de roupas.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, assinala que a participação dos recuperandos nas obras do Canil e da Sala de Costuras contribuiu para a ressocialização e a humanização dentro do sistema prisional de Mato Grosso.