PUBLICIDADE

Cancelados voos para Sinop e Rondonópolis devido mau tempo

PUBLICIDADE

O cancelamento de voos com destino a aeroportos municipais em Mato Grosso tem sido recorrente neste período chuvoso. É o que relatam moradores de Sinop e Rondonópolis, dois municípios polos nos extremos Norte e Sul do Estado. Nas duas cidades, é comum as aeronaves retornarem ao aeroporto de origem por não conseguirem pousar. Em Rondonópolis, na última semana foram registrados problemas no tráfego aéreo decorrentes do excesso de chuvas, informou a prefeitura.

A situação culminou no retorno de uma aeronave com os passageiros para Cuiabá, de onde havia decolado. Para chegar ao destino, os passageiros desembarcados prosseguiram via transporte rodoviário. Em Sinop, a situação se repete desde novembro passado, relata um empresário local. “Acho que uns 40 voos já foram cancelados desde então”. Na semana anterior, um grupo de empresários do município não conseguiu vir a Cuiabá e perderam uma reunião por causa dos voos cancelados, completa a fonte, que preferiu não se identificar.

De acordo com secretário municipal de Finanças de Sinop, Teodoro Moreira Lopes, os cancelamentos de voos cresceram na proporção que aumentou a malha aérea. Ele acrescenta que o problema poderá ser mitigado com novos investimentos nos aeroportos, aguardados desde o lançamento em 2013 do Plano Nacional de Aviação Civil, pelo governo federal. Os recursos serão liberados via Banco do Brasil. “Nossos projetos indicaram que serão necessários R$ 160 milhões para o aeroporto local, para aumento da pista, compra de equipamentos, entre outras medidas”.

Lopes relata que no último sábado (22) houve cancelamento de voos por causa das más condições climáticas. A expectativa do Executivo municipal é que os investimentos no aeroporto local sejam iniciadas ainda neste 1º semestre. Segundo o gerente de Negócios do Governo da Superintendência do Banco do Brasil em Mato Grosso, Whelen Gonçalo de Arruda Leite, atualmente estão sendo finalizados os projetos para início dos investimentos.

As empresas Azul Linhas Aéreas e Passaredo mantêm rotas para os destinos supracitados. Em nota, a Azul informou que por razões meteorológicas o aeroporto de Sinop ficou fechado para pousos e decolagens na manhã desta segunda-feira (24), interrompendo o fluxo no sentido Sinop-Cuiabá-Sinop. Informou ainda que os clientes receberam toda a assistência necessária, de acordo com a Resolução 141 da Agência de Aviação Civil (Anac).

A companhia lamenta “eventuais transtornos ocorridos aos seus clientes”. Com destino a Sinop, partindo de Cuiabá, a empresa mantém 6 voos diários. A empresa Passaredo Linhas Aéreas informou que desde o início de suas atividades no trecho Sinop-Cuiabá houve apenas 1 voo cancelado e que não tem previsão de ampliar a malha aérea na cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE