PUBLICIDADE

Campanha para destinar dinheiro do imposto de renda para instituições em MT será lançado hoje

PUBLICIDADE

 O lançamento da campanha que visa incentivar a destinação de recursos, oriundos do Imposto de Renda, ao Fundo da Infância e Adolescência (Fia) será às 19h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), na capital. A sociedade e contabilistas vão ser orientados de como fazer para que os recursos advindos do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) devido pelos contribuintes alimentem os Fundos Estaduais e Municipais da Infância e Adolescência (FIAs). O desejo é que os profissionais de contabilidade sejam multiplicadores dessa informação, tornando-se pessoas determinantes para o sucesso da campanha, visto que entre 80% e 90% das declarações passam pelas mãos dos contabilistas.

O titular da secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Max Russi, informa que além de 20% que todo contribuinte tem direito de abater no ato da declaração anual do Imposto de Renda, é legal destinar 3% desse valor para o Fia. Para ter direito à isenção, basta que o contribuinte selecione no sistema da declaração a ficha específica sobre a doação ao Fia.

A presidente do CRC, Silvia Cavalcante, já conclamou a classe a aproveitar o momento para dar sua contribuição social, inclusive auxiliando os conselhos municipais na fiscalização da aplicação dos recursos. “Incentivamos a destinação dos recursos ao Fundo no ano passado e tivemos bons resultados. Nesse ano, estamos convocando mais entidades para aumentar a participação e conhecimento sobre o assunto”.

Também participam da campanha a Setas, Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso (APMT), Sindicato dos Profissionais de Contabilidade de Mato Grosso (Sincon), Federação Mato-grossense de Associações de Bairros (Femab), Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá (BPW), Associação dos Municípios do Araguaia (AMA), prefeituras, Ministério Público e Superintendência de Participação Social.

O Fundo da Infância e Adolescência gerido pelo Cedca e fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral do Estado e pelo Ministério Público de Mato Grosso, como forma de transparência das doações recebidas.

O contribuinte pode destinar, no ato da declaração do imposto de renda, 3% do imposto que será pago. Quem tem valores a restituir pode também fazer a contribuição, que será devolvida posteriormente. O restante vai, obrigatoriamente, para os cofres públicos da União.

A informação é do Gabinete de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE