PUBLICIDADE

Campanha no principal aeroporto de MT orienta visitantes a procurarem prestadores de serviço cadastrados

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está veiculando um áudio no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, orientando os visitantes a procurarem guias de turismo, meios de hospedagem, transportadores e agências devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur). A iniciativa é inédita e servirá de modelo para outros estados da federação, conforme anunciou o MTur, esta semana, após tomar conhecimento da ação.

“Achamos a iniciativa excelente. Assim que ficamos sabendo decidimos que iremos propor aos outros estados que façam o mesmo que Mato Grosso está fazendo, porque é muito importante zelar pela segurança e o bom atendimento aos turistas que chegam em nossas cidades e em nosso país”, declarou Tamara Barros, coordenadora geral de competitividade e inovação do MTur.

A iniciativa deve-se ao fato de muitos guias estarem atuando na informalidade. No áudio, gravado em três idiomas, (português, inglês e espanhol), a Sedec orienta os visitantes a exigirem identificação dos prestadores de serviço como meio de garantirem a própria segurança e a qualidade do serviço prestado.

O titular da Sedec, Seneri Paludo, lembra que essa medida simples é uma das maneiras de ajudar a coibir a ilegalidade no setor e dar segurança aos turistas, além de fomentar a economia em alguns municípios. “Com guias preparados, o turismo será levado mais a sério e municípios que realmente dependem dessa atividade terão sua economia fomentada, pois o profissional qualificado saberá direcionar o visitante”.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso, Hilson Cassio de Araújo, tem agências em Cuiabá trazendo guias do Peru para trabalharem no Pantanal sem o mínimo conhecimento da região.

“Isso é péssimo para o turismo, porque para ser guia o profissional tem que ser qualificado, fazer curso, estar regularizado e principalmente, conhecer a região”. Destacou, acrescendo que há anos a entidade buscava parceria do governo para tentar coibir a informalidade na atuação dos guias.

Mato Grosso tem hoje 230 guias de turismo cadastrados no Cadastur e mais 70 terminando qualificação até o fim do ano. Para se tornar um guia é necessário fazer curso técnico de 930 horas/aula.

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo MTur, em parceria com governos estaduais em todas as unidades da Federação, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados. O endereço é http://www.cadastur.turismo.gov.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE