sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Campanha de combate tráfico de pessoas será lançada nesta quinta-feira

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap) lança uma campanha Coração Azul nesta quinta-feira, às 8h30, no plenarinho da OAB, em Cuiabá. É uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodoc/ ONU) e foi aderida pelo Ministério da Justiça brasileiro em 2013. Desde então, ocorre no mês de julho, em todo o país, a Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, o comércio de seres humanos é a terceira modalidade de tráfico mais rentável do planeta, ficando atrás apenas do tráfico de armas e o de drogas. Com objetivo de combater esta modalidade foi elaborado em 2002 o Protocolo de Palermo, instrumento legal internacional que trata do tráfico de pessoas, em especial de mulheres e crianças. O documento entrou em vigor em 2003 e foi ratificado pelo Brasil por meio de decreto que promulgou esse Protocolo.

Durante o evento, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Jéssica Marcela Schneider, falará sobre a atuação da entidade no enfrentamento ao tráfico de pessoas. Em seguida, o juiz da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Jamilson Haddad Campos, ministrará o tema "Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual infantojuvenil".

Ainda durante a manhã terá uma discussão sobre a atuação da sociedade civil no enfrentamento ao tráfico de pessoas. Um dos coordenadores do Cetrap e da Articulação Brasileira de Gays (ArtGay), Rodrigues Amorim de Souza, será o mediador desta temática. Em seguida, haverá um debate e apresentação das atividades que ocorrerão ao longo da campanha.

Em Mato Grosso, os trabalhos de mobilização e conscientização em prol do tema é desenvolvido pelo Cetrap em parceria com organizações governamentais e não governamentais. A atividade é desenvolvida em mais de dez países e tem em Mato Grosso um dos estados mais atuantes no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

O evento de lançamento da campanha tem como parceiros a Associação de Desenvolvimento Social dos Municípios e a Comissão da Infância e Juventude da OAB.

A campanha Coração Azul busca encorajar a participação em massa e servir de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas. O símbolo representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e alerta para a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da entidade com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE