Encerra na próxima semana a campanha de vacinação contra febre aftosa para todos os rebanhos. O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) não registrou nenhum imprevisto na regional de Sinop, que compreende também as cidades de Cláudia, Itaúba, Feliz Natal, Marcelândia, Santa Carmem, União do Sul, Vera, Santa Helena. A meta é imunizar cerca de 630 mil animais.
De acordo com o supervisor José Carlos Balbo, em algumas fazendas próximas a frigoríficos, curtumes, parque de exposição, localizadas em áreas de risco, devido ao intenso tráfego de animais, o Indea acompanha a vacinação. Muitos pecuaristas também já estão fazendo a comunicação ao instituto, exigida até 10 dias após o término da campanha. “Esse ano estão se adiantando”, declarou.
Em maio, na segunda etapa, para bovinos e bubalinos com até dois anos, a regional de Sinop obteve o melhor desempenho de Mato Grosso. Foram vacinados 99,98% dos animais, ultrapassando a média do ano passado, de 99,80%.
A vacinação é realizada em todo o Nortão. A regional de Lucas do Rio Verde possui o maior rebanho, são 1,4 milhão de cabeças.