domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Campanha alerta motoristas sobre riscos da imprudência no trânsito

PUBLICIDADE

Uma campanha vinculada durante todo o mês de fevereiro nos principais veículos de comunicação do país visa a conscientizar os motoristas sobre os riscos da imprudência no trânsito. Com o slogan “Por Você e pelos Outros: Respeite as Leis de Trânsito”, a campanha é uma iniciativa do Ministério das Cidades, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Ministério da Saúde.

O objetivo é provocar uma mudança de comportamento nos motoristas e fazer um alerta à população perto do carnaval. “Temos um Código Brasileiro de Trânsito que está sendo atualizado, a fiscalização nas ruas tem sido ampliada, equipamentos eletrônicos são colocados para coibir excesso de velocidade. Mas o que vale mesmo é a consciência do motorista”, ressaltou o ministro das Cidades, Marcio Fortes em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Veiculada na televisão, na internet, no rádio, no cinema e em materiais impressos, a campanha apresenta cenas de imprudência nas rodovias e vias urbanas, provocadas por excesso de velocidade, ultrapassagem perigosa, uso de celular ao volante e direção sob efeito de álcool.

Para televisão, internet e cinema foram rodados quatro vídeos, cada um com um tema diferente: excesso de velocidade, ultrapassagem perigosa, uso do celular ao volante e direção sob efeito de bebida alcoólica. Dois filmes já foram divulgados nos meios de comunicação e também podem ser encontrados no site do Ministério das Cidades. “São temas que passam pelo comportamento do motorista no ambiente do trânsito”, explicou Fortes.

Segundo o ministro das Cidades, o índice de acidentes nas estradas do país continua alto, apesar da redução verificada nos últimos meses devido ao uso do bafômetro nas fiscalizações. De acordo com Marcio Fortes, a importância da conservação do veículo e a situação das vias federais serão temas de próximas campanhas. “Vamos fazer campanhas mais intensas, mais seguidas a partir de agora. São três componentes importantes: a via, o veículo e o motorista”, informou.

Fortes ressaltou que as uso de bafômetros em fiscalizações e a veiculação de campanhas mostrando cenas de imprudência nos dias que antecedem o feriado do carnaval devem ser consideradas medidas positivas pela população. “Tem que ser colocado na cabeça do motorista que esse comportamento afeta a própria vida dele, ele tem que aprender isso. Ou seja, ninguém está fazendo algo para coibir o seu divertimento, mas sim tentando salvar a sua vida”, afirmou Fortes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE