Um dos organizadores do bloqueio na BR-163 em Sinop, na região do Alto da Glória, informou, ao Só Notícias, que está liberada a passagem de caminhões carregados com ração para aves e porcos. Entretanto, os que transportam ração para gado estão sendo retidos. Em Sinop não chegou a falta ração para os pequenos produtores. Um dos vendedores de uma agropecuária explicou que ainda há estoque nas lojas. Porém, para os criadores em grandes quantidades que precisão trazer de fora ainda não há levantamento de prejuízo no município.
O avicultor Paulo Schlimdveim, proprietário de uma criação de 70 mil aves em uma propriedade a cerca de 10 quilômetros de Sinop, sentido a comunidade Nossa Senhora de Fátima, explicou, ao Só Notícias, que o maior prejuízo até agora é com o tempo. “Faltou ovo para a estufa, quando chegar vai levar, em média, mais uma semana para chocar. Mais um certo período para estarem no tamanho adequado para o abate”, ainda estamos estudando o quanto isso vai refletir em prejuízo financeiro”.
A Unesin (União das Entidades de Sinop) e a prefeita Rosana Martinelli se reuniram, hoje de manhã, com representantes do movimento dos caminhoneiros que bloqueiam a BR-163, e pediram que fossem liberadas as carretas que estão trazendo combustíveis para Sinop – seriam 8 carretas paradas nas filas. A resposta do movimento dos caminhoneiros deve ser dada até o fim da tarde. Após isso a Unesin se manifestará, informa a assessoria da CDL. Há a possibilidade de ser aplicado decreto para uso de forças policiais e as cargas passarem nos pontos bloqueados.