O secretário de Infra-Estrutura Gláucio Leitão explicou que o sistema de coleta de lixo urbano deve sofrer alguns ajustes a partir de hoje e nos próximos dias. A previsão é que em uma semana seja possível restabelecer a normalidade dos serviços em todos os bairros. A reestruturação deve mexer diretamente no itinerário devido a recuperação de alguns caminhões que acabam sendo depreciados com a intensa rotina de trabalho em dois turno. “Por esses dias, será comum haver alguns atrasos em alguns pontos ou bairros. Por isso, peço até que a população nos entenda, pois os atrasos na coleta serão inevitáveis e necessários”, adianta o secretário.
O secretario adianta, também, que os transtornos serão inevitáveis, mas que o período de reestruturação é um mal necessário e vai durar apenas uma semana. Ele adverte, como um pedido de compreensão a todos para que nenhum morador chegue ao extremos de pegar os seus sacos de lixo e jogar em terrenos baldios. Segundo ele, isso tende a piorar ainda mais a situação. “É preciso compreensão”!
A coleta de lixo é composta por uma equipe de 94 pessoas divididas em dois turnos de trabalho. Nesses turnos, as equipes são responsáveis pelo recolhimento de 100 toneladas de lixo por dia, chegando esse número, em períodos festivos, a 120 toneladas. Ao todo, chega-se ao coeficiente de 2,5 mil toneladas mês. Esses números são referentes ao recolhimento de resíduos sólidos domésticos e resíduos sólidos sanitários.