A prefeitura de Cuiabá deu início, hoje, à transferência dos vendedores ambulantes da Praça Ipiranga para o Centro Comercial Popular. Pela manhã, cerca de 90 camelôs retiraram as autorizações para a mudança, que está ocorrendo de forma pacífica e tranquila.
"Está tranquilo porque todos querem essa mudança. Todos os que estão trabalhando nas praças nos últimos dois anos foram contemplados com um espaço lá", contou a representante da Associação dos Camelôs e Vendedores Ambulantes Permissionários do Município de Cuiabá, Aparecida Ribeiro.
Sessenta e cinco fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão entregando as autorizações para 124 ambulantes. No total, 250 camelôs irão ocupar os espaços do Centro Comercial: 120 da Praça Ipiranga, 80 da Praça Caetano Albuquerque e 50 da Praça Maria Taquara.
Conforme o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias de Andrade, na segunda-feira (14), nenhum ambulante poderá ocupar novamente as praças da capital. "É uma determinação que todos desocupem o Centro Histórico da capital até segunda-feira. Quem já estiver com a autorização pode mudar para o Centro Comercial, mas quem não pegou a permissão terá que ficar em casa e aguardar. Alguns não estão com toda a documentação, então é bom acelerar e entregar na prefeitura".
A fiscalização da secretaria de Meio Ambiente será permanente, em conjunto com a Polícia Militar. O vendedor que tentar ocupar alguma das praças será convidado a se retirar do local. Conforme Elias, os vendedores que trabalham com alimentos também terão que deixar as praças. Para eles, será feito um novo cadastramento e análise da situação, mas só poderão vender seus produtos no entorno do Centro Histórico.