PUBLICIDADE

Cães farejadores ajudarão no combate ao tráfico de drogas em MT

PUBLICIDADE

Cães adestrados vão reforçar o trabalho de combate ao tráfico de entorpecentes da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes de Cuiabá. Um canil está em construção no pátio da delegacia, com o objetivo de otimizar o trabalho policial quanto à localização de drogas. O canil terá oito box, que vão abrigar 10 cães de diferentes raças. Serão quatro Rottweller, dois Beagle, dois Labradores e dois mestiços, todos doados por voluntários. Os animais serão empregados em ações de buscas e apreensão de drogas e ainda na proteção e segurança dos policiais. O emprego de cães rastreadores em operações policiais, nas rodovias e na abordagem de veículos, é uma das alternativas para combater o tráfico de drogas adotadas pela Polícia Civil Judiciária Civil.

Segundo a delegada, Elaine Fernandes, os cães já estão sendo adestrados para realizarem o trabalho de farejar drogas e assim ajudar a equipe policial nas buscas de entorpecentes. Para ela, a adoção destes animais vai oferecer mais agilidade e eficácia nas investigações. “O olfato dos cães é milhões de vezes mais aguçados do que o nosso. Vamos ganhar em tempo nas buscas”, disse “É uma ferramenta a mais no combate à criminalidade e, sobretudo, no tráfico de drogas”, completa.

Em adiantada fase de construção, a obra é uma parceria da Polícia Civil por meio da DRE com a escola de construção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os alunos do curso atuam na obra com aulas práticas e teóricas. O Senai fornece ainda parte do material usado na construção do canil. A outra parte vem de recursos do Estado e de empresas privadas, entre elas, Açofer, Bigolin e Cerâmica Santo André.

O delegado titular Marcelo Felisbino Martins, disse que os cães vão ajudar em campanhas de prevenção ao uso de drogas.

A Delegacia de Entorpecentes tem procurado não apenas reprimir o tráfico de drogas, mas principalmente evitar que os jovens sigam por um caminho que muitas vezes leva à morte. Este é o sentido do programa “De cara limpa contra as drogas”, que será implantado na capital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE