PUBLICIDADE

Caem exportações de milho do Mato Grosso; Egito, Irã e Vietnã maiores compradores

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

As exportações de milho de Mato Grosso, mês passado (dezembro), atingiram 3,66 milhões de toneladas, volume 44,67% superior ao observado no mesmo período do ano anterior. Entretanto, ao analisar o ano-safra do milho (julho a junho), considerando o acumulado da safra 24/25 de julho passado a dezembro, as indústrias do Estado exportaram 20,36 milhões de toneladas, resultado 5,16% inferior ao registrado no mesmo período da safra 23/24.

Segundo o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), esse recuo nas exportações de Mato Grosso está associado à maior competitividade do milho no mercado externo, em função do crescimento da produção do cereal nos Estados Unidos e na Argentina. Além disso, o movimento de exportação no estado, esteve focado por uma maior demanda chinesa pela soja, desta forma, postergando o envio do milho ao exterior.

Os principais países importadores foram Egito, Irã e Vietnã, que, somados, representam, até o momento, 44,76% das exportações de Mato Grosso na safra 2024/25.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE