quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Cacique Raoni será tema de documentário com diretor belga

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: assessoria)

O líder do Xingu, cacique Raoni Metuktire, será tema do documentário Raoni, do diretor belga Jean-Pierre Dutilleux, com roteiro do brasileiro Alexandre Bouchet. O diretor ficou famoso por fazer um documentário sobre o líder indígena na década de 1970, que chegou a ser indicado ao Oscar de melhor documentário.

A produção é da Globo Filmes e foi anunciada esta semana. O filme acompanha a jornada do líder caiapó em um barco dentro do Parque do Xingu. A viagem é recheada de recordações, histórias dos ancestrais e memórias dos primeiros contatos com o homem branco e a luta pela preservação do parque.

Cacique Raoni ficou conhecido internacionalmente em 1989, quando liderou uma campanha mundial pela demarcação de terras indígenas no Brasil, tendo ao seu lado nomes como o cantor inglês Sting. Uma de suas marcas registradas é o labret, disco de madeira que utiliza no lábio inferior, que tem significado cerimonial entre os caiapós e é utilizado tradicionalmente por chefes de guerra e os grandes oradores das tribos.

No ano passado, conforme Só Notícias já informou, o cacique foi indicado ao prêmio Nobel da Paz 2020. No entanto, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) acabou sendo o vencedor. 

Também em 2020, Raoni ficou internado uma semana em Sinop, após ser infectado pelo coronavírus.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE