PUBLICIDADE

Cachoeiras e balneários em Matupá, Colíder, Peixoto e Guarantã são próprias para banho, aponta secretaria

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria/arquivo)

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) analisou a qualidade da água em 41 pontos utilizados por banhistas para fins recreativos em rios e córregos localizados em 15 municípios de Mato Grosso e informou, hoje, que em Colíder, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo, todas as coletas analisadas foram classificadas como própria para banho.

Em Colíder, foram analisados o balneário Rancho Baixadão, a cachoeira Mercúrio e cachoeira da Família; em Guarantã do Norte, o balneário Cachoeirinha, balneário do Cláudio e balneário Stregue; em Matupá, a cachoeirinha E-60, a ponte Peixotinho, a captação do rio Peixoto de Azevedo e o lago 1; e, em, Peixoto de Azevedo, a cachoeira da Onze.

Do total de análise, em sete locais a água foi considerada imprópria para banho. De acordo com o boletim de balneabilidade, foram verificadas concentrações acima do permitido da bactéria Escherichia coli, que pode causar infecções, nas praias de Bonsucesso, em Várzea Grande; Comunidade de São Gonçalo, em Cuiabá; Cachoeirinha, em Chapada dos Guimarães; Vereda e Santo Antonio do Leverger; Estação Astyanax Xavante, em Barra do Garças; e rio Paraguai, em Barra do Bugres.

A verificação da balneabilidade nas praias fluviais de Mato Grosso foi realizada por meio da coleta de dados em campo e análises laboratoriais, no período de 30 de junho a 04 de setembro deste ano.

A classificação foi realizada conforme os padrões e critérios de balneabilidade determinados pelo conselho nacional do meio ambiente (Conama). O estudo serve como subsídio para a atuação das prefeituras e dos órgãos de fiscalização.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE