Desde 1º de julho deste ano, o Corpo de Bombeiros de Sinop, em parceria com a Prefeitura de Marcelândia, implantou uma brigada de incêndio no município que vem dando bons resultados. Como os brigadistas estão atendendo 100% das queimadas na cidade o índice de nuvens de fumaça no ar caiu consideravelmente, em relação a anos anteriores.
“Atendemos, em média, duas ocorrências por dia e trabalhamos na prevenção das queimadas, ministrando palestras na cidade e nas comunidades rurais para conscientizar a população como um todo. Por causa disso, se compararmos com os anos anteriores, período em que não tinha brigada de incêndio na cidade, a fumaça já não está tão intensa. Neste ano, a névoa de fumaça diminui muito”, confirmou, ao Só Notícias, o comandante da brigada, cabo Marcio José da Silva.
Desde que começou os atendimentos, os brigadistas já registraram 97 ocorrências de incêndio, 42 somente durante o mês de agosto. Além do combate direto ao incêndio, os voluntários estão prestando trabalhos de prevenção na comunidade e no próximo dia 27 estarão na Comunidade Bom Jaguar, a partir das 07:30h, para ministrar uma palestra sobre prevenção de incêndio para os moradores do local.
“Todos foram instruídos para fazer um trabalho educativo com a população. Justamente para evitar que as queimadas prejudiquem a saúde e coloquem a vida das pessoas em risco”, completou, ao Só Notícias, o comandante do Corpo de Bombeiros de Sinop, major Átila Wanderley da Silva.
Além do município de Marcelândia, os 9 brigadistas atendem as ocorrências no município vizinho de Analândia.