A BR-163 está bloqueada desde às 08:00h. Os trabalhadores rurais e sem-terra de Peixoto de Azevedo, Matupá e Novo Mundo continuam o protesto para que o Incra crie novos projetos de assentamentos. Cerca de 700 pessoas participam do protesto.
Só Notícias apurou que a programação do bloqueio de hoje foi modificada. O tráfego na rodovia ficará interditado até às 11:00h, com retorno às 13:00h até às 17:00h. Devido a uma ação movida contra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Peixoto de Azevedo, Antenor Konrat (Juca), por um frigorífico do município, o local também foi modificado.
A ação pedia que os manifestantes liberassem o tráfego para os caminhões de câmera fria, com animais vivos e ainda os ônibus que transportam os funcionários do frigorífico. “Apesar da ação os trabalhadores decidiram continuar com o protesto, a diferença é que decidimos mudar o local, agora estamos próximo ao Posto Fiscal”, disse, Juca, ao Só Notícias.
O presidente afirma, ainda, que o objetivo dos trabalhadores não é o de prejudicar ninguém. “As pessoas têm que entender que os trabalhadores não querem prejudicar ninguém eles só estão lutando pelos seus direitos. A situação vivida por eles é muito difícil, pois não têm condições de lutar contra os fazendeiros que podem pagar os melhores advogados do Estado e conseguem a integração de posse de terras públicas da união. Então os sem-terra continuam em situação precária de sobrevivência”, acrescenta.
O protesto começou ontem às 09:00h e até o momento o Incra “não tomou nenhum medida realmente eficaz para a mudança dessa situação”, completa Juca.