domingo, 19/maio/2024
PUBLICIDADE

Bombeiros são capacitados para fazer manejo e captura de abelhas no Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Os militares da 7ª da Companhia Independente dos Bombeiros de Alta Floresta concluíram a capacitação sobre manejo de abelhas, ministrado por apicultores da região de Alta Floresta (315 quilômetros de Sinop), na última quinta-feira. Agora, eles passam saber lidar com situações em que colmeias de abelhas se alojam em residências ou outras edificações habitadas e precisam ser capturadas devido ao risco.

O comando dos Bombeiros também fez  uma parceria com os apicultores que vão fornecer caixas de captura para os militares, que vão fazer somente o trabalho de captura nos casos em que não houver profissionais produtores do mel disponíveis para o trabalho.

De acordo com o sargento Luiz Fábio, as abelhas são insetos que trazem inúmeros benefícios, tanto que há proteção legal “quanto à preservação, não podendo serem exterminados, exceto em situações muito específicas e emergenciais”.

Com isso, será elaborada um planejamento e ocorrências envolvendo abelhas vão atender um protocolo institucional observando o que prevê a legislação ambiental.

Em Sorriso, conforme Só Notícias já informou, as equipes da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e dos bombeiros capturaram, na semana passada, um enxame de abelhas do telhado de um residência, na área central da cidade. Com roupas especiais e equipamentos, os militares e os responsável pelo projeto Vitamel fizeram a remoção e levaram as abelhas para uma área de produção de mel. Ninguém fico ferido.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio de grandes proporções destrói empresa no Nortão

O incêndio em uma auto elétrica foi, esta manhã,...

Sinop: organizadores buscam trocar água por cestas básicas para desabrigados no RS

O Centro de Tradições Gaúchas Estância da Amizade buscará...

Capacitação profissional de agentes florestais em Mato Grosso deve valorizar madeira

Capacitações profissionais para identificação de 32 espécies florestais nativas...
PUBLICIDADE