O jabuti-piranga (Chelonoidis carbonária) foi localizado em área de risco, ontem à noite, no bairro Santa Maria, em Alta Floresta. Uma equipe do Corpo de Bombeiros atuou na captura. As informações preliminares são de que o réptil havia adentrado um imóvel nas imediações.
Os militares o localizaram no quintal e prosseguiram com a contenção manual, sem maiores complicações. Durante a avaliação inicial, verificaram que estava saudável e sem ferimentos aparentes. Com isso, realizaram o transporte do animal até a região de mata para a soltura adequada.
De acordo com dados do Instituto Butantan, a espécie está espalhada em algumas regiões do Brasil (incluindo o Mato Grosso), da América Central e do Sul. Seus nichos ecológicos favoritos são regiões mais secas e de relevo baixo, desde o Nordeste até o Sudeste do país.
Sendo considerados dóceis e tranquilos, os jabutis podem chegar até os 100 anos. Possuem hábitos diurnos com banhos de sol nas manhãs ou tardes (visando regular a temperatura corporal) e alimentação onívora, composta por folhagens, flores e frutos.
O animal está atualmente em risco de extinção, provocado diretamente pelo comércio ilegal, uma vez que boa parte de seus exemplares é criada em cativeiro ao invés da natureza.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


