Geral

Bombeiros retiram cobra suaçuboia de residência no Nortão

Uma equipe do Corpo de Bombeiros retirou, ontem, uma cobra suaçuboia de uma residência em Alta Floresta (300 quilômetros de Sinop). A serpente foi encontrada em um dos quartos da casa e foi capturada pelo próprio morador.

Os militares colocaram a cobra em uma caixa de abrigo provisório. Em seguida, fizeram a realocação da serpente em uma reserva florestal distante da área urbana. Segundo os bombeiros, tratava-se de uma cobra com tonalidade predominante cinza amarronzada, cabeça com formato triangular e tamanho aproximado de 1,10 metro.

“A cobra recebida e devolvida à natureza é conhecida popularmente por suaçuboia, cobra-de-veado ou cobra-veadeira, catalogada cientificamente como Corallus hortulanus e é um animal não peçonhento”, informou o Corpo de Bombeiros. O animal pertence à mesma família de jiboias e sucuris, apesar de ter um corpo menos robusto.

A instituição alertou ainda para o risco em capturar cobras por conta própria, “considerando que são animais muitíssimo ágeis ao se defenderem e existe a chance de se confundir uma espécie de cobra peçonhenta com alguma espécie que não seja venenosa. O recomendável é acionar o Corpo de Bombeiros ou órgão ambiental local que preste o serviço de captura e translocação de serpentes”.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)