Dois ouriços-cacheiro (Coendou prehensilis) foram localizados, ontem à noite, nas dependências de um terreno baldio, na região central de Alta Floresta. O caso foi registrado pelo Corpo de Bombeiros. Moradores relataram ter avistado os animais transitando pela área e, temendo a possibilidade de ataques, informaram os militares.
Ambos os roedores haviam sido acuados e encontravam-se próximos a um muro. Mas, após a contenção com o auxílio de um cambão, foi averiguado que demonstravam estar saudáveis e sem ferimentos aparentes. A guarnição os encaminhou até uma área de vegetação, além dos limites da cidade, para os procedimentos de soltura no habitat.
Conforme a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), o cacheiro pode chegar a medir 50 cm e pesar até 1 kg. Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como uma espécie de quinto membro, ajudando-o a escalar superfícies.
O ouriço incide em todo o país, com exceção dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Diferentemente da visão popular, a organização destacou que, quando ameaçado, o animal eriça seus espinhos e curva o corpo, para tentar proteger a cabeça e outras partes vitais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


