A arara-canindé (Ara ararauna) foi capturada pelo Corpo de Bombeiros, esta manhã, em estabelecimento na avenida da Produção, próxima ao bairro Setor Industrial, em Lucas do Rio Verde. As informações iniciais são de que a ave se encontrava numa área elevada, com sinais de desorientação e intoxicação alimentar.
Os militares fizeram a captura manual, sem maiores complicações, e a encaminharam para reabilitação funcional no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). O órgão também deve se responsabilizar pela reintrodução do animal à natureza.
De acordo com o Instituto Arara Azul, essa espécie é considerada a de menor tamanho, podendo atingir cerca de 86 cm e pesar entre 995 a 1380g. Ela está distribuída entre os biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.
Em decorrência de efeitos gerados pelo desmatamento e degradação dos habitats, o Instituto também avalia que a arara-canindé tem se adaptado ao meio urbano, especialmente em cidades com árvores frutíferas e locais de reprodução adequados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


