PUBLICIDADE

Bombeiros registraram mais de 30 ocorrências de descarga elétrica no ano em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso registrou, somente neste ano, 38 ocorrências de choque elétrico. Os meses com maior número de registros foram abril, outubro e novembro, com seis ocorrências registradas em cada período.

Conforme o segundo-tenente BM Pedro Rondina, os dados mostram a necessidade de atenção e prevenção contínuas por parte da população, já que muitos acidentes acontecem por descuidos simples do dia a dia. “Principalmente neste período de fim de ano, marcado por festas e pela utilização de muitos enfeites, é importante redobrar a atenção para os riscos que as instalações elétricas podem oferecer às pessoas e ao patrimônio”, informa o segundo-tenente BM Pedro Rondina.

O choque elétrico ocorre quando uma corrente elétrica atravessa o corpo humano, geralmente, por causa da diferença de potencial elétrico entre duas regiões do corpo, que pode provocar desde efeitos leves até consequências graves.

Os efeitos variam conforme a tensão elétrica, a intensidade da corrente, o tempo de exposição, a área do corpo em contato e o estado de saúde da vítima.

Acidentes elétricos podem ocorrer em residências, locais de trabalho ou áreas externas, geralmente associadas a falhas na instalação ou ao uso inadequado de equipamentos. Entre as principais causas estão fios desencapados, ligações clandestinas, sobrecarga de energia, descargas elétricas atmosféricas (raios), instalações mal executadas, uso de materiais de má qualidade, manuseio de equipamentos com as mãos molhadas e deixar aparelhos eletrônicos, como celulares, carregando durante a noite.

Ainda de acordo com o segundo-tenente Rondina, a prevenção é a principal forma de reduzir o risco de choques elétricos. “Esse tipo de situação pode provocar choques elétricos, colocando em risco a segurança da família, além de causar sobrecargas na rede elétrica, que podem danificar equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos e até provocar incêndios na residência. Por isso, a prevenção é a forma central de reduzir o risco de choques elétricos.”

Algumas medidas importantes incluem não se aproximar de fios de alta tensão, utilizar fio terra em aparelhos elétricos, evitar ligar muitos equipamentos na mesma tomada, manter cabos organizados, desligar aparelhos durante chuvas quando houver risco de sobrecarga e comunicar imediatamente situações de risco à área responsável.

Em casa é fundamental desligar a máquina de lavar antes de retirar as roupas, ter cuidado com o uso de adaptadores e extensões, redobrar a atenção com crianças e animais de estimação, não deixar o celular carregando ao lado da cama durante a noite e verificar regularmente as condições dos fios e equipamentos.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a substituição de fiações antigas e o treinamento adequado de profissionais que lidam com eletricidade também são medidas essenciais para a prevenção de acidentes.

“A orientação é evitar improvisos e ‘gambiarras’, utilizar apenas mão de obra qualificada nas instalações elétricas, adquirir equipamentos certificados e não utilizar pisca-piscas de procedência duvidosa. Também é importante evitar o uso de muitos aparelhos na mesma tomada, com o uso excessivo de ‘T’s’ e extensões”, afirma o segundo-tenente.

Caso a própria pessoa seja vítima de um choque elétrico, recomenda-se deitar-se de costas ou em posição confortável, observar os sintomas e procurar atendimento médico imediatamente diante de sinais graves.

Ao presenciar alguém sofrendo um choque elétrico, a primeira atitude deve ser interromper a fonte de energia, desligando a chave geral ou o disjuntor. Caso isso não seja possível de imediato, devem ser utilizados materiais isolantes, como madeira, borracha ou plástico, para afastar a vítima da fonte elétrica. Nunca se deve tocar diretamente na pessoa sem proteção adequada.

Após isso, é necessário acionar imediatamente o socorro, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou do Corpo de Bombeiros Militar, pelo número 193.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE