PUBLICIDADE

Bombeiros mobilizam cinco equipes para combater grande queimada em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso vem controlando, desde sexta-feira, incêndio florestal no Morro de Santo Antônio, em Santo Antônio de Leverger (513 quilômetros de Cuiabá) , e hoje, cinco equipes foram mobilizadas para dar continuidade ao combate. Uma aeronave do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM) utilizada anteriormente na atividade, não retornou ao ar devido a mudanças no cenário climático.

“ Hoje tivemos uma chuva na região que contribuiu positivamente para o nosso trabalho e estamos conseguindo reverter a situação, mas é preciso ressaltar que à tarde podem haver ventanias que dificultem. Estamos monitorando o incêndio e condições climáticas tanto no local quanto remotamente via satélite”, explicou o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.

Em julho a corporação ativou sua nova plataforma, que segundo Aires, é capaz de gerar dados mais precisos e garantir a eficiência no atendimento de ocorrências. O sistema é resultado dos investimentos do Governo de Mato Grosso. “Temos dados unificados de vários satélites. Assim, conseguimos ver por exemplo o comportamento do vento e onde as equipes estão, tudo para garantir que os bombeiros possam combater o incêndio com muito mais segurança e agilidade”, detalhou.

Desde 1º de julho, foi dado início ao período proibitivo de queimadas em áreas rurais. Para o combate de incêndios florestais e desmatamento ilegal neste ano, o Governo investe R$ 77,4 milhões, um aumento de 29% em relação com o ano passado, quando era R$ 60 milhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: motociclista morre após colisão com caminhonete

O homem, ainda não identificado, faleceu, há pouco, em...

Acidente em rodovia revela carregamento de ‘supermaconha’ e homem é preso em MT

Policiais militares prenderam um homem, de 29 anos, ontem,...

Carro pega fogo e é totalmente destruído em Nova Mutum

O carro, de marca e modelo não identificados, foi...

Sinop: colisão entre carros deixa mulher com fratura

Os veículos Jeep e Toyota Corolla colidiram, ontem à...
PUBLICIDADE