PUBLICIDADE

Bombeiros iniciam no Médio Norte nova fiscalização contra uso irregular de fogo no período proibitivo

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros iniciou, esta manhã, o 12º Ciclo da operação Abafa 2022. As ações desta edição começaram na região Médio Norte (os municípios não foram divulgados). O objetivo é prevenir e combater incêndios florestais, bem como responsabilizar os autores de infrações e crimes ambientais relacionados ao uso irregular do fogo. Estão participando três bombeiros e quatro policiais militares.

Com o uso de recursos tecnológicos, as equipes do BEA realizam o monitoramento superior a 903,3 mil m² das áreas do território mato-grossense, com foco nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal para identificar focos de calor nas áreas florestais. Esses pontos são assistidos por meio das imagens via satélite, projetadas no telão da sala de situação. Assim, são definidos os alvos de fiscalização.

As 10 primeiras edições da operação resultaram em cerca de R$ 18 milhões (valor estimado) em multas aplicadas. O corpo militar fez a fiscalização de 3.527,45 hectares de área e emitiu 31 autos de infração.

O período proibitivo em Mato Grosso começou no último dia 1º e segue vigente até 30 de outubro. Fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo durante esses meses, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. Em áreas urbanas, o uso é proibido durante todo o ano.

As ações do Corpo de Bombeiros ao longo de 2021 resultaram na aplicação de R$ 85,7 milhões em multas aos proprietários de terras pelo uso irregular do fogo, durante a fase proibitiva. Os militares estiveram em 129 propriedades em zonas rurais e fiscalizaram um total de 46,2 mil hectares de vegetação para constatar o tamanho da área de vegetação destruída pela queimada irregular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE