Militares do Corpo de Bombeiros resgataram um ouriço-cacheiro adulto (Coendou spinosus), ontem à noite, nas dependências da rua Jade, no bairro Tessele Júnior. Não houve registro de incidentes envolvendo o contato com o animal.
Conforme o boletim de ocorrência, a guarnição confirmou a localização do mamífero a partir de informações repassadas por moradores. Seu manejo foi realizado com equipamentos especiais, visando evitar o estresse de captura.
Após verificarem que estava em boas condições de saúde, foi transportado e liberado numa área de preservação ambiental pertencente ao nicho ecológico. Conforme a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), o cacheiro pode chegar a medir 50 cm e pesar até 1 kg.
Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como um “quinto membro”, ajudando-o a escalar superfícies. A espécie incide em todo o país, com exceção do Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Diferentemente da visão popular, a organização destacou que, quando ameaçado, o animal eriça seus espinhos e curva o corpo, para tentar proteger a cabeça e outras partes vitais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.