O casal de patos irerê (Dendrocygna viduata) e sua ninhada foram localizados, ontem à tarde, num imóvel do bairro Parque das Nações, em Alta Floresta. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi mobilizada para a captura segura das aves. As informações preliminares são de que os pássaros haviam se abrigado na localidade.
Devido ao risco de ataques provocados por animais de rua, bem como à possibilidade de contraírem doenças no meio urbano, os militares realizaram a contenção. Posteriormente, prosseguiram com o transporte e soltura adequada em área de mata densa, além dos limites da cidade.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o irerê está distribuído por todo o território brasileiro, formando grandes bandos e vivendo em áreas de água doce como lagos, brejos e campos inundáveis. Seu tamanho é relativamente pequeno, podendo chegar a 40 centímetros e 600 gramas.
Sua base alimentar é diversificada, incluindo plantas aquáticas, gramíneas, pequenos peixes e invertebrados. Atualmente, a principal ameaça ao seu nicho animal vem de fatores como a perda dos habitats para o desenvolvimento de territórios agrícolas e urbanos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


