O major Lucas Brito, do Corpo de Bombeiros, informou, hoje, que Sinop registrou 77 ocorrências de queimadas em vegetação neste ano, sendo que 35 ocorrências foram nas duas últimas semanas de julho. “Isso é um alerta grave. A gente percebe que os atendimentos não acontecem de maneira gradual, acontecem de maneira específica e em determinada época do ano. A maior parte deles dentro da área urbana. São aqueles lotes que não foram limpos na época adequada, áreas não edificadas, também com mato alto, locais propícios para o início de incêndios florestais”, afirmou.
Com a chegada de agosto, o militar complementou que o trabalho do Corpo de Bombeiros entra na fase de “resposta”, com aumento de efetivo, através do programa “Jornada Delegada”, convênio com a prefeitura que permite que soldados façam jornadas extras remuneradas em períodos de folga; e de “fiscalização”, que será feita em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental.
O secretário da pasta, Klayton Rodrigues, destacou que Sinop possui muitas áreas verdes, que exigem cuidado das pessoas. “Com a umidade relativa do ar em queda e a sensação térmica aumentando, a respiração se torna mais difícil. Temos, dentro da área do nosso município, vários pontos — como bosques e áreas de preservação — que contribuem para a qualidade do ar”, “porém, se a população não colaborar, corremos o risco de transformar isso em uma situação que pode gerar problemas respiratórios e aumentar os riscos para os moradores”, pontuou.
O decreto n.º 1403/2025, do governo estadual, estabeleceu o período proibitivo de queimadas no Nortão até o mês de novembro. A secretaria disponibilizou o contato (66) 99651-2891 para denúncias anônimas por ligação ou mensagens de texto.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.