Vinte e cinco bombeiros militares do Comando Regional III, que atuam nas companhias de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e do Batalhão de Sinop participaram da capacitação de tiro pelo Método Giraldi, realizada em Lucas do Rio Verde. O Método Giraldi é um curso no qual os militares recebem instrução para manuseio de armamento, postura de segurança e técnicas de tiro.
As atividades começaram na terça-feira (12) e seguiram até ontem com avaliações técnicas, formando duas turmas de bombeiros. As instruções teóricas foram realizadas no auditório da Companhia de Lucas e as práticas no estande de tiro do Clube Seriema.
Conforme o comandante da Regional, tenente-coronel BM Giovani Eggers, "essas instruções são de absoluta importância, pois nem todos os bombeiros militares receberam esse tipo de treinamento durante sua formação profissional". O oficial ressalta que há uma escala de guarda armada em todos os quartéis militares, portanto saber manusear o armamento com segurança e efetuar um disparo com precisão é fundamental para a segurança das unidades e dos militares que nelas servem.
"Algumas turmas de formação não tiveram contato com armamento e instrução a respeito do manuseio com segurança, mas depois que chegam aos quartéis eles fazem guarda armados. Portanto, temos a obrigação de capacitá-los para manter a qualidade, segurança e bom andamento do serviço", explica.
O pedido para a realização do curso foi feito durante o início do ano, porém conseguir sua viabilização demorou em razão da burocracia em conseguir as munições e um instrutor de tiro devidamente capacitado que pudesse se deslocar ao município de Lucas do Rio Verde, só foi possível concretizar o curso graças ao apoio da Instituição coirmã, a Polícia Militar de Mato Grosso.
O curso foi aplicado pelo 2º tenente PM Vitor Hugo da Polícia Militar de Sorriso (12º BPM) acompanhado de monitores da mesma unidade. O treinamento simula situações reais de abordagem e são instruídos de modo a estarem prontos para tomar decisões sobre o uso de suas armas no momento do perigo.
O Comandante dos Bombeiros luverdense, tenente BM Heitor Luz, cita que os militares participantes do curso, especialmente os que vêm de outras cidades, atuarão como disseminadores das instruções aplicadas nessa semana de treinamento. ""O nosso objetivo é capacitar os militares de forma segura, profissional e técnica, minimizando assim os riscos para qualquer tipo de incidente dentro de um quartel", pontua.